23

junho

Pouso Alegre terá Centro de Logística Aduaneira igual a Porto Seco

O segmento empresarial de Pouso Alegre ganha importante aliado com a criação do Centro Logístico e Industrial Aduaneiro (CLIA), que é um Porto Seco com maior desempenho, já autorizado para ser instalado no município. O passo inicial foi confirmado nesta semana, quando na edição de terça-feira (20) o Diário Oficial da União (DOU) trouxe publicado o Ato Declaratório Executivo nº 40, assinado pelo Superintendente Regional da 6ª Região Fiscal, Hermano Lemos de Avellar Machado, que autoriza a instalação de um Centro Aduaneiro em Pouso Alegre.

Os CLIAs são Centros Logísticos e Industriais Aduaneiros, ou seja, são recintos de estabelecimento empresarial licenciados pelas pessoas jurídicas habilitadas nos termos da MP 612/13. Em Pouso Alegre o CLIA estará localizado no Km 791 da Rodovia Fernão Dias (BR-381), no bairro Ipiranga e será administrado pela empresa Armazéns Gerais Sul das Gerais Ltda. A área construída para a estação aduaneira ocupa 20.466 m2.

Segundo o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, o CLIA é um conceito mais ampliado do Porto Seco. Para o secretário, a instalação proporcionará uma expansão muito forte da cidade nas áreas industrial e logística. “O desembaraço feito em Pouso Alegre vai facilitar as operações e reduzir os custos para as empresas que importam componentes e matéria prima para os seus produtos”, analisa Dino Francescato.

Para o Prefeito Rafael Simões é uma das maiores conquistas para o segmento produtivo do município, pois irá permitir a movimentação e a armazenagem de mercadorias importadas ou despachadas para exportação e a prestação de serviços correlatos, feitas sob controle aduaneiro. Com isso, empresas da região serão grandemente beneficiadas em suas atividades comerciais de importação e exportação.

Ver matéria completa: http://www.pousoalegre.mg.gov.br/novo_site/noticia_detalhe.asp?id_not=62